'Vamos respeitar o Papa Francisco', pede Arcebispo de Aparecida em sermão da missa de Páscoa na Basílica
20/04/2025
(Foto: Reprodução) A pregação de Páscoa de Dom Orlando Brandes foi marcada pelo pedido de respeito ao pontífice e uma mensagem ecológica. Maior templo católico do país, o Santuário Nacional de Aparecida costuma receber cerca de 200 mil fiéis na Semana Santa. 'Vamos respeitar o Papa Francisco', pede Arcebispo de Aparecida em sermão de Páscoa
O arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, pediu respeito ao Papa Francisco durante a missa solene das 8h, a principal deste domingo de Páscoa (20), no Santuário Nacional. No sermão, ele também passou uma mensagem sobre proteção ao meio ambiente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O pedido de respeito ao pontífice - que passou mais de um mês internado, recebeu alta recentemente e ainda está com a saúde debilitada - foi após contar uma passagem bíblica, em que o arcebispo relembrou a atitude do discípulo João com o discípulo Pedro no momento em que descobrem a ressurreição de Jesus, segundo a bíblia.
"Pedro e João correram para ver o túmulo vazio. João chegou antes, porque ele é o discípulo amado, quem ama vai na frente. Pedro é a instituição, é a norma, é a organização da Igreja, ai vai mais devagar, mas João respeitou Pedro e esperou para que Pedro entrasse primeiro no túmulo e depois João entrou. Isso é amar a Igreja. João quer respeitar a igreja", pregou Dom Orlandes.
"Vamos respeitar o Papa Francisco, porque a Igreja, ela sim, é encarregada de continuar até o fim do mundo a grande alegria da ressurreição", completou o arcebispo, pedindo que os fiéis respeitem o pontífice.
Ainda no sermão, o arcebispo passou uma mensagem ecológica, afirmando que ser cristão é também respeitar a vida presente na natureza.
"Páscoa tem tudo a ver com vida, nada com morte, pelo contrário, é a superação da morte. Vida no útero materno, vida humana, vida espiritual, e agora preste bem atenção: vida ecológica. Quem é testemunha da ressurreição respeita a criação do jardim do Senhor. É assim que a própria natureza, o próprio cosmos, é testemunha de Jesus ressuscitado. Quando o sol nasce, a gente se lembra da ressurreição do Senhor, porque ele é o sol da nossa vida", afirmou o religioso.
O arcebispo também reforçou a importância dos fiéis serem pessoas boas e celebrou a ressurreição de Jesus, data que é celebrada pelos católicos neste domingo (20).
“O mais importante desse dia é a fé na ressurreição do Senhor, porque se a gente não tem fé na ressurreição, vamos ficar olhando para baixo, para o dinheiro, lucro, guerra, pessimismo e doença. Não, olhai para o alto. E quanto mais a gente olhar as coisas do alto, melhor nós olharemos para as coisas aqui de baixo”, disse.
“Olhos no céu, no Jesus ressuscitado, as mãos no nosso trabalho e pé no chão, porque temos que anunciar que o sepulcro estava vazio, precisamos correr para anunciar a alegria da ressurreição e sair da mesmice, da acomodação. Páscoa é coragem de correr ao encontro do bem. Jesus foi crucificado por ter feito o bem, mas ressuscitou e nós, se praticamos o bem, seremos também testemunhas da ressurreição”, defendeu o Arcebispo.
Maior templo católico do país, o Santuário Nacional de Aparecida, que é dedicado à Padroeira do Brasil, costuma receber uma média de 200 mil fiéis durante o feriado de Páscoa.
Neste domingo (20), serão realizadas sete missas. Veja a programação abaixo:
5h30: Missa
6h30: Procissão da Ressurreição
8h: Missa
10h:Missa
12h: Missa
14h: Missa
16h: Missa
18h: Missa
'Vamos respeitar o Papa Francisco', pede Arcebispo de Aparecida em sermão da missa de Páscoa na Basílica
Reprodução/A12
'Vamos respeitar o Papa Francisco', pede Arcebispo de Aparecida em sermão da missa de Páscoa na Basílica
Reprodução/A12
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina